Vou começar pelas receitas que fiz neste Natal e Ano Novo. No Natal preparei um peru, tradicional aqui em casa (todos adoram!), o tender (pedido do maridão...rs), ambos receitas minhas, um salpicão divino que ninguém se cansa de comer, receita da minha irmã Renata e uma torta de nozes de morrer, receita da minha ex-cunhada Rogéria. Então vamos lá:
Peru de Natal
1 peru Sadia sem tempero
Sal
Pimenta do reino moída
Sal com alho (preparado que compramos pronto no supermercado – gosto da marca Ouram ou Da Casa)
1 garrafa de vinho branco seco
Um amarrado de: tomilho, sálvia, louro e alecrim
5 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
Descongele o peru por 48 horas na geladeira. Depois coloque-o em uma assadeira ou refratário (que possa ir ao forno depois) e tempere-o com todos os temperos e 1/3 do vinho. Esfregue bem o sal com alho no peru, furando-o com uma faca para pegar bem a vinha d’alhos. Cubra com papel alumínio, vedando bem, e leve-o à geladeira por 24 horas. Aqueça o forno em temperatura alta. Besunte o peru com bastante margarina (uso a Qualy com sal) e coloque o peru coberto com papel alumínio no forno. Baixe a temperatura do forno quando este estiver bem aquecido e deixe o peru por 1h30 coberto, no forno, regando com vinho se necessário.
Depois de 1h30, descubra o peru e deixe no forno por mais 1h30, regando sempre com o vinho e com a gordura e caldo que se formar na assadeira. Se achar necessário, pincele com mais margarina para ele ficar bem douradinho. Depois desta segunda 1h30 é provável que o termômetro do peru suba. Isso significa que o peru está bem cozido. No entanto, se quiser pode deixar mais um pouco para dourar mais. Depende de cada forno, uns aquecem mais que outros, às vezes a grelha está muito alta ou muito baixa dentro do forno.
O importante é: subiu o termômetro e o peru está bem dourado...então está pronto! Se quiser, decore com pêssegos (em calda) ou abacaxi (em calda). Bon appétit!!
Tender de Natal
1 mini tender Sadia
Suco de 2 laranjas (coado)
4 colheres de sopa de Karo
Cravos
300 ml de vinho branco seco
Ponha o mini tender em uma assadeira e regue-o com o vinho. Faça riscos no tender de maneira a formar losangos. Coloque um cravo em cada união das linhas dos riscos. Não há necessidade de fazer os cortes e de colocar os cravos na parte de baixo do tender que ficará em contato com a assadeira.
Em uma panela pequena aqueça o suco de laranja e o Karo e deixe em fogo baixo para reduzir e engrossar um pouco. Depois regue o tender com esse caldo. Leve o tender coberto com papel alumínio ao forno médio por 40 minutos. Retire o papel e deixe-o no forno por mais 40 minutos, regando com o caldo que fica na assadeira sempre que necessário. Decore com abacaxi (em calda comprando pronto), cerejas (em conserva ou frescas) e, se quiser, fios de ovos.
Salpicão da Tia Re
1 peito de frango cozido com temperos e desfiado
4 maçãs picadas sem casca
Azeitona verde a gosto
1 lata de milho verde
5 tomates médios com pele picados
1 cebola picada
3 cenouras raladas fininhas
Cheiro verde picado a gosto
½ salsão picado
Uva passa preta a gosto
O segredo deste salpicão é picar tudo bem miudinho e deixar a maçã para o final, pois ela escurece muito rápido. Bom, misture todos os ingredientes e tempero essa mistura com: 3 limões, sal e azeite a gosto e maionese. Coloque em um pirex e decore com batata palha se quiser. Eu prefiro sem, mas em geral a criançada gosta com batata.
Bom appétit!
Serve 10 pessoas.
Bolo de Nozes da Tia Rogéria
6 ovos
6 colheres de sopa de farinha de rosca
1 copo e ½ de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de nozes moídas (moer bem)
Um pouquinho de água (para deixar a massa mais leve)
Bater as claras em neve, acrescentar as gemas uma a uma e depois o açúcar bem devagar, batendo sempre sem parar. Acrescente as nozes devagar e a farinha. Coloque o fermento e por último a água. Coloque em uma assadeira média redonda (que sai o fundo, pois fica mais fácil na hora de desenformar) untada com margarina e farinha de rosca. Leve ao forno baixo por 30’/40’.
Enquanto o bolo assa (e assa rápido!) prepare o recheio/cobertura:
1 lata de leite condensado (uso Moça, imbatível)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de rum
1 gema passada pela peneira
Nozes trituradas a gosto (costumo colocar 1 xícara e ½)
Leve tudo ao fogo e mexa sempre em fogo baixo como se fosse um brigadeiro. Quando começar a grudar nas laterais e no fundo desligue. Reserve. Não deixe esfriar muito porque fica difícil de espalhar no bolo.
Quando o bolo estiver pronto, desenforme no prato que escolher e corte o bolo ao meio com uma faca. Retire a parte de cima - costumo umedecer o bolo com uma mistura de água com açúcar, às vezes, coloco um pouco de rum também - e recheie o bolo com metade do creme. Coloque a parte de cima e cubra o bolo com o restante do creme. Decore com bastante fios de ovos na lateral do prato e em cima do bolo. Não esqueça as cerejas em calda que a maioria adora e que dão um colorido muito bonito a torta.
Bon appétit!
Serve 12 pessoas.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá! Feliz Ano Novo!
ResponderExcluirGostei muito do seu Blog. Você escreve de uma maneira leve e bem simpática, e suas receitas são ótimas e fáceis de fazer.
Segui a receita de Tender e ficou deliciosa. Meu marido e meus filhos adoraram!
Parabéns!! :)
Fernanda Menezes