Sabe aquele dia que você recebe pessoas queridas e quer preparar algo especial mas que também não te tome muito tempo? pois bem... eis a receita perfeita. Em menos de 1 hora você faz tudo: o peito de pato, a geléia de figos, os figos ao forno, o espinafre e o purê de batatas. Ahh...e a sobremesa você faz na hora, em cinco minutos. Enquanto a turma termina de degustar um bom vinho tinto, você aproveita para fazer uma deliciosa surpresa: sorvete de creme (qualquer um de sua preferência -eu gosto do "La Basque") com calda de frutas vermelhas. Se der tempo, enfeite com folhinhas de hortelã, senão... devore!! rsrs... Fiz esta receita na quinta-feira passada, aqui em casa. Minha mãe, minha irmã caçula e minha amiga Rê vieram me visitar e eu queria muito fazer algo diferente para elas e ao mesmo tempo que não me ocupasse muito tempo na cozinha, pois estávamos (todas!!) querendo sair para passear e aproveitar a tarde.
Observação: Acho que a ordem no preparo desta receita, influencia no tempo que você gasta. Sugiro, então, proceder na ordem abaixo:
Purê de Batatas
batatas médias (aproximadamente 1k)
200 grs de manteiga com sal
150 ml de leite integral fervendo
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
Lave e descasque as batatas, pique-as em pedaços médios, coloque tudo em panela com água e sal e leve ao fogo para cozinhar. Deixe cozinhar até ficar bem cozida. Vá espetando a ponta de uma faca para saber se está no ponto. Enquanto a batata cozinha, tempere os peitos de pato da receita abaixo e depois cozinhe o espinafre, coloque os figos no forno e faça a geléia de figos. Depois que as batatas estiverem macias, escorra a água e amasse com um amassador ou espremedor de batatas. Eu adoro o meu, é muito prático e fácil de lavar:
Depois de amassar bem as batatas (certifique-se de que não ficou nenhum pedacinho de batata sem amassar), vá colocando aos poucos a manteiga em pedaços. Vá mexendo com um batedor manual ou fue:
O segredo deste purê é mexer bastante com o fue, para ele ficar bem aerado e leve. Bom, coloque toda a manteiga, o sal e a pimenta a gosto. Pronto!! é só servir, ou reservar até que o resto também esteja pronto.
Magret de Canard (Peito de Pato)
4 peitos de pato sem osso (compro o da marca Villa Germânia, no Pão de Açúcar. Cada embalagem tem 2 peitos.)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
Descongele os peitos e tempere-os com sal (usei sal marinho) e pimenta do reino. Faça cortes (talhos) no lado da gordura do peito, em diagonal, formando losangos. Isso faz com que a gordura não encolha quando você fritar, evitando então, deformar a carne. Deixe descansar um pouco, enquanto você prepara os figos para ir ao forno e a geléia para o fogo. Ascenda o forno e deixe na temperatura alta. Depois coloque os peitos em panelas/frigideiras (2 em cada panela), virados com a gordura para baixo. As panelas/frigideiras devem ser grandes o suficiente para que eles caibam e que você possa virá-los com facilidade. Não coloque nada na panela, nem óleo, nem manteiga, nada. A própria gordura da carne é suficiente. Fogo alto. Quando a gordura estiver dourada, vire a carne e deixe por 3 minutos. Retire os peitos e coloque-os em uma assadeira. Leve ao forno bem quente por 6 minutos. Enquanto isso, termine a geléia, retire os figos do forno e refogue o espinafre. Retire o peito do forno e corte em fatias finas. Sirva imediatamente. A carne tem que estar vermelha por dentro, caso contrário a carne fica dura. O peito de pato deve ser servido sempre dessa forma, vermelhinho por dentro e com a gordura dourada (veja a foto!).
Geléia de figos frescos
(vou ficar devendo a foto desta geléia!)
6 figos frescos
150 ml de vinho tinto
1 colher de chá de canela em pó
4 cravos
100 ml de mel
Lave os figos, descasque, pique-os e coloque-os em uma panela pequena. Acrescente o restante dos ingredientes e leve ao fogo médio até engrossar e ficar em ponto de geléia.
Figos ao forno
(vou também ficar devendo esta foto!)
5 figos frescos
50 ml de vinagre balsâmico
50 ml de vinho tinto
5 cravos
150 ml de mel
suco de 1 laranja (coado)
Lave os figos, corte-os ao meio (com casca) e acomede-os em um pirex pequeno. Misture o vinagre com o vinho, o mel, o suco de laranja e os cravos. Regue os figos com essa mistura e leve ao forno forte até que o líquido reduza bastante e os figos estejam cozidos. Eles não desmancham, ficam em metades. Portanto, vá olhando sem mexer. Eu cobri o pirex com papel alumínio nos 10 primeiros minutos no forno, depois retirei e deixei por mais 1o minutos destampado. Coloque no forno bem quente.
Espinafre refogado
1 espinafre
sal
azeite
Costumo congelar o espinafre já cozido, assim quando dá vontade de fazer um suflê ou outra coisa, tudo fica mais rápido. Bom, se você tiver que cozinhar, leve ao fogo assim que começar este prato, pois assim ganha tempo. Depois de cozido, escorrar bem apertando delicadamente para que o espinafre não esmigalhe. Tente preservar as folhas inteiras. Depois aqueça um pouco de azeite numa panela pequena e coloque o espinafre. Salgue a gosto e mexa por 2 minutos. Pronto. Reserve.
Montagem do prato (gosto de montar cada prato, afinal, a apresentação conta muito!)
Vou ficar devendo a foto deste prato. Prometo que colcarei uma em breve.
Bom, não precisa ser nada muito elaborado: coloque um pouco de espinafre no centro do prato, fazendo um montinho. Pegue umas 5 fatias de peito de pato e coloque uma sobre as outras, em meio círculo, como um leque, do lado do espinafre. Depois, coloque um pouco de purê do outro lado do espinafre. Por fim, coloque um pouco de geléia de figos e duas metades de figo ao lado do purê ou no espaço que sobrou. Se quiser, decore com duas cebolinhas francesas em cima do purê.
Fica simplesmente divino!! Bon appétit!
sábado, 23 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou adorar receber um comentário seu!