A Rê é uma amiga-irmã, daquelas que mesmo longe está presente, que liga sem motivo, que manda uma mensagem só para saber se está tudo bem. Além das qualidades todas de uma amiga presente e fiel, ela cozinha muito bem – e melhor, ela faz umas receitas francesas de dar água na boca. Ela morou na França por mais de 10 anos e foi lá que aprendeu essas delícias. Não sei se ela vai se lembrar, mas há alguns anos atrás ela fez um jantarzinho no apartamento dela que só de lembrar eu já sinto fome...rs: mariscos e tomates à provençal. Delicioso! Tinha também de entrada uns ovos cozidos com um creme, que estavam divinos. Vou tentar arrancar dela essa receita e conto para vocês. Por enquanto, vou passando a receita dos mariscos que, é claro, consegui e já fiz muitas vezes aqui em casa para receber os amigos queridos. É imbatível e super fácil de fazer! Sugiro um bom vinho tinto ou branco para acompanhar. Sou suspeita para vinhos...amo os chilenos! Experimento outros, encontro maravilhas de outros países e continentes, mas continuo amando os chilenos.
Gosto muito do Concha Y Toro - Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon, mas como o preço não é lá dos mais convidativos, tem também o Arboleda e o Casilero del Diabo que são mais acessíveis e não fazem feio. Quanto aos brancos, gosto do sul africano Chardonay Fleur Du Cap além do imbatível Marques de Casa Concha Chardonay. Há vários outros, mas vamos à receita...
Mariscos à Provençal da Regina
2 caixas de mariscos em meia casca (uso sempre da marca Itapesca)
20 dentes de alho socados com bastante salsinha
Pimenta do reino a gosto
Farinha de rosca para polvilhar
Azeite a gosto
Coloque os mariscos em uma assadeira ou pirex (algo que possa ir direto do forno para a mesa) e depois de descongelados, jogue fora a água que ficou na assadeira e tempere cada marisco com um punhado de alho socado com a salsinha (de preferência em um pilão), sal e pimenta. Jogue azeite por cima de todos os mariscos e polvilhe farinha de rosca. Leve ao forno bem quente por +/- 15’. Sirva imediatamente a seguir.
Tomates à provençal da Rê
Corte os tomates na horizontal ao meio (tomates não muito grandes e maduros). Pique bem miudinho alho (à vontade) e coloque um punhadinho em cima de cada metade de tomate. Polvilhe orégano ou ervas de provence, sal e azeite. Polvilhe farinha de rosca e leve ao forno bem quente. Sirva imediatamente a seguir.
Bon appétit!
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cynthia querida!!
ResponderExcluirQue delícia de blog (em todos os sentidos)!! Bom, como eu também adoro cozinhar, vou estar sempre por aqui...
Muito sucesso e beijos
Sandra