Nossa esqueci de contar sobre o Cozido! É uma receita da família do meu marido. A avó dele fazia, a mãe dele faz e eu queria fazer! rs... Eu já havia comido uma vez na casa da mãe dele e me deliciei até o último pedaço no prato. É um prato quente (ficamos suando na mesa..afinal...fiz no final de semana pós reveillon..rs) e, portanto, recomenda-se comer no inverno...mas como não sou de seguir muito as regras quando estou com vontade de comer algo, lá fui eu me aventurar pela cozinha com o caderninho de receitas da avó do meu marido, a Dona Cacilda - uma senhora elegantésima e muito querida. Ela foi professora de culinária e chegou a ter uma fábrica de doces...e imaginem só (segredinho): ela não sabia fritar um ovo sequer quando se casou!
Viu só! a gente tem mesmo é que se aventurar na cozinha, experimentar e errar muito para aprender! eita!
Bom, vamos à receita do Cozido:
Cozido da Bisa Cacilda
Óleo
Azeite
2 cebolas picadinhas
6 tomates picados sem sementes
5 dentes de alho amassados
100 grs. de bacon bem picadinho
1 k de capa de filé ou peixinho ou maminha
200 grs. de paio Sadia (+/- 3 paios)
300 grs. de lingüiça calabresa defumada Sadia (+/- 3 linguiças)
Salsa e cebolinha picadinha
2 folhas de louro
6 batatas inglesas médias
6 batatas doces médias
1 repolho médio
1 maço de couve manteiga
4 cenouras médias
6 bananas nanicas
6 ovos cozidos
Parece muita coisa mas não é. Parece complicado mas não é. É fácil, só temos que fazer algumas etapas e separar alguns cozimentos, mas o processo não tem segredo algum. Comece 3 horas antes para ir fazendo sem pressa, bebericando um vinho ou jogando conversa fora com uma amiga(o)...ou... os dois!..rs
Vamos lá:
Frite a carne em 2 colheres de sopa de óleo e 3 colheres de sopa de azeite. Deixe dourar de todos os lados, virando-a e esfregando no fundo da panela. Coloque o bacon e deixe fritar um pouco. Em seguida jogue a cebola picadinha, o alho e depois os tomates picadinhos. Deixe amolecer os tomates e jogue água fervente até cobrir bem a carne (deixe ultrapassar uns dois dedos de água acima da carne). Tampe a panela de pressão e quando começar a balançar o pino, diminua o fogo e deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo. Enquanto isso coloque para cozinhar separadamente: o repolho cortado em 4 em uma panela, as batatas inglesas descascadas inteiras em outra panela e as batatas doces também descascadas e inteiras em uma terceira panela. Não deixe as batatas e o repolho amolecerem demais. Reserve tudo separadamente e não despreze a água do cozimento destes legumes – você usará depois. Cozinhe também os ovos, descasque-os e reserve. Abra a panela de pressão depois de 1 hora, retire o bacon. Coloque as cenouras, a salsinha, a cebolinha, o louro, o paio e a lingüiça e deixe cozinhar por mais ½ hora em fogo baixo. Transfira tudo da panela de pressão para uma panela bem grande. Coloque as batatas inglesas e doces, o repolho e a couve com as folhas um pouco rasgadas. Arrume tudo na panela de forma a ficar cada coisa em um cantinho, sem misturar. Coloque 3 xícaras do caldo do cozimento dos legumes e deixe cozinhar em fogo médio. Quando as batatas estiverem macias e a couve cozida, acrescente os ovos já cozidos e descascados e as bananas descascadas, arrumando para não misturar tudo na panela. Não mexa nunca. Se precisar vá acrescentando mais caldo dos legumes até as bananas amolecerem um pouco. Use bananas maduras, nunca verdes.
Enquanto a banana vai cozinhando e tudo vai pegando gosto na panela, o cheiro já tomou conta do lugar e todos já devem estar loucos para comer...rs...então...só falta preparar o pirão que acompanha o prato:
Pirão
1 tomate pequeno maduro com pele e sem semente.
½ cebola
1 fio de óleo
Farinha de mandioca torrada
Salsinha e cebolinha picada
Dourar a cebola e acrescentar o tomate. Deixar amolecer e jogar 3 conchas do caldo da panela do cozido e mais uma concha do cozimento dos legumes. Dissolva 4 colheres de sopa de farinha de mandioca em um pouco de água fria e jogue na panela, mexendo sempre. Deixe engrossar e pronto. Sirva logo em seguida.
Minha sogra e a Bisa Cacilda faziam um vinagrete para acompanhar, eu sinceramente o dispenso. O pirão e o cozido fazem uma combinação perfeita! Bon appétit!
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou adorar receber um comentário seu!