segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pernil Assado e Farofa: Ano Novo com receitas do Vovô...

No Ano Novo resolvi experimentar fazer um pernil – andava com essa vontade desde o Natal, mas fiquei com medo de errar, e como tinha que preparar a ceia para a casa da minha mãe (no interior de SP) e o almoço de Natal aqui em casa, achei melhor esperar e fazer algo conhecido e acertado.
Bom, foi engraçado comprar esse pernil. Primeiro que eu nunca tinha comprado o bicho e segundo que me assustei com o tamanho da coisa quando o vi no supermercado. Pensei: será que essa coisa cabe no meu forno? Bom, chamei o responsável pelo açougue do supermercado e pedi que ele me ajudasse. Queria saber se caberia num forno de fogão de 4 bocas e se caso não coubesse como poderia resolver a questão. Bem “a” gerente me olhou e perguntou: mas, é a senhora que fará o pernil?, bom, não sei se tenho cara de dondoca ou de lesada, mas o fato é que ela me olhou com um misto de incredulidade e espanto. Respondi que sim, eu encararia o pernil e que esta seria minha primeira vez...rs...bem a gerente deu um risinho discreto e me disse que se caso não coubesse no meu forno eu poderia levar o bicho lá de volta para eles cortarem o osso com uma serra especial. Ela até ofereceu para fazer isso naquela hora, mas eu preferi tentar assar aquele pernil inteiro, como meu pai fazia quando eu era pequena.
Eu achava lindo aquele pernil enorme, pururuca e dourado, pedindo para ser devorado!
Bom, missão cumprida parte 1: comprei o dito cujo e me assegurei de fazê-lo caber no meu forno custe o que custar!
Agora restava achar um receita que me apetecesse....e nada!
No final das contas liguei para minha mãe e pedi que ela me explicasse como meu pai temperava o pernil. Minha mãe me passou mais ou menos o que eu já havia lembrado:

Pernil do Vovô Célio



Essa receita foi calculada para um pernil de, em média, 6 kg.
Fazer furos com a ponta de faca em todo o pernil e esfregar o sal com alho (tempero pronto), 1 cebola ralada, 3 dentes de alho amassados, pimenta do reino branca a gosto e suco de 2 limões e 2 laranjas espremidas e coadas. Deixar assim por pelo menos 12 horas na geladeira, coberto com papel alumínio.
Aquecer o forno bem quente e besuntar o pernil com margarina (Qualy) com sal. Colocar o pernil no forno médio-baixo, coberto com o papel alumínio por 2 horas. Regar com o caldo da assadeira conforme a necessidade. Descobrir o pernil e deixar por mais 3 horas, regando sempre. Coloquei um fio de óleo quando estava dourando. Ficou simplesmente DI-VI-NO!!
Para acompanhar fiz uma farofa que também, modéstia a parte, ficou maravilhosa!
Ai vai a receita da farofa criada por mim:

Farofa Supimpa



1 lingüiça calabresa defumada Sadia picadinha
100 grs. de bacon
3 dentes de alho esmagados
Salsinha a gosto
1 cebola bem picadinha
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Farinha de mandioca torrada até dar ponto (+/- 300 grs.)

Frite o bacon com um fio de óleo e em seguida coloque a lingüiça. Deixe fritar um pouco e na sequência acrescente a cebola, o alho, o sal e a pimenta do reino. Deixe tomar gosto, acrescente a salsinha e a farinha até dar ponto de farofa. Deixe dourar um pouco a farinha e pronto! Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar receber um comentário seu!

Related Posts with Thumbnails