sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Viagens... sempre inesquecíveis !

Amo viajar!
Se eu pudesse viajaria a cada 3 meses! Como é bom sair e conhecer lugares novos! É claro que tem aquelas viagens memoráveis e também aquelas fatídicas, que você desconfia do fiasco antes mesmo de fazer as malas!!
De qualquer forma, elas são sempre inesquecíveis!
Confesso que sigo um certo "roteiro" quando me preparo para uma viagem. Gosto de eu mesma reservar passagens, hotéis, verificar informações sobre a cidade, restaurantes, etc. Tenho como aliada a internet e é nela que encontro quase tudo que preciso para uma viagem feliz e tranquila. Fecho tudo pela internet e até hoje não tive surpresas ruins.
Gosto muito do "tripadvisor" (www.tripadvisor.com ou www.tripadvisor.com.br)- site sobre viagens com opiniões de turistas a respeito de hotéis, cidades, etc. Lá você pode comparar, ver fotos tiradas pelos próprios hóspedes e ler todos os comentários, sejam eles positivos ou negativos. Consulto também os sites: www.submarinoviagens.com.br,
www.melhoresdestinos.com.br, www.voecomdesconto.com
e www.decolar.com - eles fazem comparações de preços de passagens aéreas e ajudam bastante na hora de escolher a Cia. aérea.
Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica sobre como planejar sua própria viagem pela internet, é só me avisar! farei o possível para ajudar! meu email está no perfil.
Começarei então a dividir com vocês viagens que guardo com muito carinho...
Bon Voyage!!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Irashaimasse!! e viva a comida Japonesa!! Yakissoba de frango e legumes e Tepan de Salmão com legumes

Foi falando "Irashaimasse" (bem-vindo em japonês) que meu marido e meu enteado mais velho, o Jan, me cumprimentaram assim que chegaram em casa na última terça-feira, fazendo alusão ao cumprimento que sempre ouvimos quando entramos na maioria dos restaurantes japoneses por aqui. É que resolvi me aventurar novamente pela culinária japonesa. Simmm!! já tentei outras vezes, nem sempre tendo o resultado que desejava, mas desta última vez confesso que gostei!!
Fiz um Yakissoba e um Tepan de salmão com legumes, pratos que sempre pedimos em nosso restaurante predileto aqui em São Paulo: o Bayano da Vila Madalena. Se quiser experimentar, prefira o horário da noite, é geralmente mais tranquilo porque não tem rodízio.
Bom, está nos meus planos fazer um curso sobre culinária japonesa, mas enquanto esse dia não chega, por que não me arriscar?
O maridão e os 4 filhotes adoraram o resultado dessa aventura que conto para vocês logo abaixo:

Yakissoba de carne e legumes



1 pimentão verde pequeno (cortado em tirinhas finas)
1 pimentão amarelo pequeno (cortado em tirinhas finas)
1 pimentão vermelho pequeno (cortado em tirinhas finas)
1 brocolis cozido (al dente e separado em pequenos buquês)
1 couve-flor cozida (al dente e separada em pequenos buquês)
1/2 repolho verde picado grosseiramente
2 cenouras cortadas bem fininhas (quase transparente)em diagonal
250grs de vagem francesa cozida (al dente) e cortada ao meio na diagonal (essa vagem é mais fininha e mais escura - se não tiver use a comum)
400 grs de filé mignon picado em tirinhas
shoyo (+/- 1 xícara de chá)
2 colheres de sopa de maisena dissolvida em um pouco de água
gengibre em pó
3 colheres de sopa de óleo de gergelim
4 colheres de sopa de óleo de soja
sal
250 grs de macarrão para Yakissoba (usei o instantâneo próprio para Yakissoba)

Ferva água em uma panela funda e coloque o macarrão para cozinhar.
Enquanto isso, frite a carne no óleo de soja com um pouco de sal e deixe dourar levemente. Acrescente os legumes picados (conforme acima)e o óleo de gergelim. deixe murchar um pouco o repolho e acrescente o shoyo. Deixe uns 3 minutos para amolecer o repolho, a cenoura e os pimentões. Coloque a maisena dissolvida e se necessário (caso engrosse muito) acrescente um pouco de água. Coloque um pouco de gengibre e acrescente o macarrão cozido. Misture tudo delicadamente e sirva!
Observação: fica ótimo com broto de feijão e acelga picada. Só não coloquei porque não tinha em casa.

Tepan de Salmão com Legumes



1 kg de lombo de salmão
1/2 repolho picado grosseiramente
1/2 brócolis cozido ao dente (separado em pequenos buquês)
1/2 couve-flor cozida ao dente (separado em pequenos buquês)
1 cenoura cortada bem fininha na diagonal
1/2 pimentão verde cortado em tirinhas finas
1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas finas
200 grs de vagem francesa cortada ao meio em diagonal
2/3 xícara de chá de shoyo
gengibre em pó
3 colheres de sopa de óleo de gergelim

Aqueça o óleo de gergelim e joque os legumes. Deixe fritar um pouco para amolecer e coloque o shoyo e o gengibre e deixe cozinhar por alguns minutos. Sirva com o peixe.

Salmão ao Forno

Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque o salmão. Tempere o salmão com: suco de 1 limão e tempero caseiro (sal com alho e cheiro verde - compro pronto da marca Ouram). Coloque por cima do salmão 2 colheres de sopa de alcaparras em conserva e 2 colheres de sopa de manteiga. Regue com um fio de azeite e feche o papel alumínio. Leve ao forno alto. Depois de cozido, abra o papel e deixe dourar. Se necessário, acrescente mais manteiga ou azeite.
Sirva com os legumes.
Observação: O salmão da foto está sem alcaparras. Fiz na verdade dois pedaços de salmão, um com alcaparras e outro sem. Afinal, temos que agradar a todos, não é?! rs

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aproveitando o calor e o clima de praia... Moqueca!!

Bom, eu amo praia no verão e tudo que vem junto com ela... sol, alto astral, cerveja bem gelada, água de côco, cabelos ao vento, vontade de comer só coisas saudáveis e naturais... etc...etc...e... uma boa moqueca (baiana ou capixaba) com pimenta e pirão! Só de pensar dá água na boca!
Sempre que vamos à Praia do Forte na Bahia (vou postar, em breve, informações e dicas sobre viagens) nos deliciamos com a maravilhosa moqueca do Restaurante Zequinha. Se você for à Praia do Forte não pode deixar de passar por lá. O restaurante é ótimo, ambiente simples mas muito agradável, atendimento excelente e você vai, certamente, adorar a comida. Nossos filhos adoram! Para os que não gostam de peixes e frutos do mar, há outras opções de massas, frangos e carnes, também aprovados.
Falando em peixes e moqueca, vou contar para vocês como preparo a minha moqueca que está mais para capixaba do que para baiana, porque não leva dendê. Por conta disso fica mais leve. Para os amantes de pimenta (meu marido é um deles!) deixe um vidro de pimenta na mesa (uso Tabasco) assim, cada um se serve e apimenta seu prato com a quantidade que quiser.

Moqueca



500 grs badejo
500 grs cação (geralmente opto por um tipo só de peixe: badejo ou cação. Neste caso, use 1kg do peixe escolhido. )
1kg camarão rosa limpo e cozido (compro o da marca Netuno, congelado, limpo e já cozido - fica bem mais prático e rápido)
500 grs ou 300 grs de lula fresca e limpa em rodelas finas
salsa e cebolinha a gosto
pimenta do reino a gosto
2 cebolas (uma picada em quadradinhos e outra em rodelas)
3 dentes de alho esmagados
1 pimentão verde pequeno ou médio em rodelas
1 pimentão vermelho pequeno ou médio em rodelas
1 pimentão amarelo pequeno ou médio em rodelas
4 tomates com pele e semente (3 picados em cubos pequenos e 1 em rodelas)
azeite
sal a gosto

Coloque um pouco de azeite na panela (grande, se possível de barro ou aquelas para risoto) e frite a cebola (picada em quadradinhos) e o alho até a cebola ficar transparente. Coloque sal. Joque os tomates em cubos e deixe no fogo baixo até os tomates amolecerem. Coloque uma xícara de água e deixe ferver. Ferva 2 litros de água em outra panela enquanto os tomates estão cozinhando, e jogue os camarões. Deixe ferver por 2 minutos e desligue. Escorra os camarões e reserve a água para o pirão.
Coloque as postas de badejo (corte pedaços que caibam na panela)arrumadas na panela, uma ao lado da outra e jogue as rodelas de lula e os camarões. Coloque um pouco mais de água se precisar. Salpique pimenta do reino e coloque as rodelas de tomates, de cebolas e os pimentões. Salpique um pouco mais de sal e jogue a salsa e a cebolinha picadas. Regue um pouco azeite e tampe a panela (não totalmente). Deixe por 5 minutos e tire a tampa. Deixe mais 10 minutos e pronto!

Pirão

Coloque um pouco de azeite em uma panela pequena e doure 1/2 cebola e 1 dente de alho esmagado. Coloque 1/2 tomate picado (com pele e semente) e deixe amolecer. Depois coloque 1 litro do caldo que você cozinhou os camarões. Dissolva 4 colheres de sopa de farinha de rosca em um pouco de água fria e enquanto você mexe o caldo da panela, jogue apidamente e aos poucos, a farinha dissolvida. Não pare de mexer. Em poucos segundos o pirão vai tomar consistência de mingau. Jogue cheiro verde picado, e, se quiser, coloque um pouco de pimenta (Tabasco). Sirva com a moqueca e arroz branco (eu dispenso o arroz...rs). Bon appétit!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Salada Indiana... fácil, rápida e gostosa!

Esta é mais uma receita da minha amiga Rê. Sempre faço esta salada como entrada para os mariscos à provençal que já postei aqui. Ela é rápida e você pode fazer na hora de servir, com todos ali na mesa saboreando um bom vinho, enquanto os mariscos estão no forno.

Salada Indiana



rúcula
agrião
alface comum
alface roxo
tomates cortados em 4 na vertical
2 avocados (abacate importado, pequeno, verde escuro e com a casca dura)
400 grs de peito de frango em cubinhos
curry
sal
azeite
vinagre balsâmico (opcional - a receita original não pede, mas fica bom colocar um pouco)

Lave as folhas e coloque-as em um pirex redondo e fundo, ou em uma saladeira grande. Tempere a salada com sal, azeite e um pouco de vinagre balsâmico. Reserve.
Coloque o peito de frango em uma vasilha e salpique curry. Mexa bem para que o frango fique coberto por curry. Aqueça um pouco de azeite em uma panela e jogue o frango com curry. Frite até dourar. Em seguida jogue (quente) sobre a salada. É só servir. Bon appétit!

Detalhe importante: sirva assim que jogar o frango sobre a salada, pois as folhas murcham rápido.

Dica: você pode variar as folhas, colocando alface americana, alface crespa, endívias, etc.
Related Posts with Thumbnails