sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aproveitando o calor e o clima de praia... Moqueca!!

Bom, eu amo praia no verão e tudo que vem junto com ela... sol, alto astral, cerveja bem gelada, água de côco, cabelos ao vento, vontade de comer só coisas saudáveis e naturais... etc...etc...e... uma boa moqueca (baiana ou capixaba) com pimenta e pirão! Só de pensar dá água na boca!
Sempre que vamos à Praia do Forte na Bahia (vou postar, em breve, informações e dicas sobre viagens) nos deliciamos com a maravilhosa moqueca do Restaurante Zequinha. Se você for à Praia do Forte não pode deixar de passar por lá. O restaurante é ótimo, ambiente simples mas muito agradável, atendimento excelente e você vai, certamente, adorar a comida. Nossos filhos adoram! Para os que não gostam de peixes e frutos do mar, há outras opções de massas, frangos e carnes, também aprovados.
Falando em peixes e moqueca, vou contar para vocês como preparo a minha moqueca que está mais para capixaba do que para baiana, porque não leva dendê. Por conta disso fica mais leve. Para os amantes de pimenta (meu marido é um deles!) deixe um vidro de pimenta na mesa (uso Tabasco) assim, cada um se serve e apimenta seu prato com a quantidade que quiser.

Moqueca



500 grs badejo
500 grs cação (geralmente opto por um tipo só de peixe: badejo ou cação. Neste caso, use 1kg do peixe escolhido. )
1kg camarão rosa limpo e cozido (compro o da marca Netuno, congelado, limpo e já cozido - fica bem mais prático e rápido)
500 grs ou 300 grs de lula fresca e limpa em rodelas finas
salsa e cebolinha a gosto
pimenta do reino a gosto
2 cebolas (uma picada em quadradinhos e outra em rodelas)
3 dentes de alho esmagados
1 pimentão verde pequeno ou médio em rodelas
1 pimentão vermelho pequeno ou médio em rodelas
1 pimentão amarelo pequeno ou médio em rodelas
4 tomates com pele e semente (3 picados em cubos pequenos e 1 em rodelas)
azeite
sal a gosto

Coloque um pouco de azeite na panela (grande, se possível de barro ou aquelas para risoto) e frite a cebola (picada em quadradinhos) e o alho até a cebola ficar transparente. Coloque sal. Joque os tomates em cubos e deixe no fogo baixo até os tomates amolecerem. Coloque uma xícara de água e deixe ferver. Ferva 2 litros de água em outra panela enquanto os tomates estão cozinhando, e jogue os camarões. Deixe ferver por 2 minutos e desligue. Escorra os camarões e reserve a água para o pirão.
Coloque as postas de badejo (corte pedaços que caibam na panela)arrumadas na panela, uma ao lado da outra e jogue as rodelas de lula e os camarões. Coloque um pouco mais de água se precisar. Salpique pimenta do reino e coloque as rodelas de tomates, de cebolas e os pimentões. Salpique um pouco mais de sal e jogue a salsa e a cebolinha picadas. Regue um pouco azeite e tampe a panela (não totalmente). Deixe por 5 minutos e tire a tampa. Deixe mais 10 minutos e pronto!

Pirão

Coloque um pouco de azeite em uma panela pequena e doure 1/2 cebola e 1 dente de alho esmagado. Coloque 1/2 tomate picado (com pele e semente) e deixe amolecer. Depois coloque 1 litro do caldo que você cozinhou os camarões. Dissolva 4 colheres de sopa de farinha de rosca em um pouco de água fria e enquanto você mexe o caldo da panela, jogue apidamente e aos poucos, a farinha dissolvida. Não pare de mexer. Em poucos segundos o pirão vai tomar consistência de mingau. Jogue cheiro verde picado, e, se quiser, coloque um pouco de pimenta (Tabasco). Sirva com a moqueca e arroz branco (eu dispenso o arroz...rs). Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar receber um comentário seu!

Related Posts with Thumbnails